José Maciel: “Somos uma empresa que está à frente”

sábado, 24 de agosto de 2019
 Imagem relacionada

A marca Versatile Displays é pioneira na venda de expositores para lojas e superfícies comerciais. Com 20 anos de experiência, destaca-se pela diferença, irreverência e preocupação com o meio ambiente. O futuro passa pela contínua aposta no mercado internacional.

A Versatile Displays nasceu em 1999 através de Lurdes Prata e de José Maciel Luísa que, juntos, decidiram aventurar-se numa área que lhes era desconhecida. “Embora não a conhecêssemos, sabíamos que era uma área de futuro”, afirma Lurdes Prata. Hoje, grande parte dos seus expositores, estão presentes em lojas de cosmética, supermercados e farmácias. "Nós ajudamos a que as marcas vendam os seus produtos."

A empresa foi alterando a sua estratégia de negócio à medida que foi crescendo. De importadores passaram a exportadores. “Começámos por importar os materiais e só depois é que decidimos produzir em Portugal. Ou ficávamos ‘presos’ no que o mercado oferecia ou investíamos nos nossos próprios produtos”, afirma Lurdes. A Versatile Displays tem presença no mercado nacional, como também no mercado estrangeiro. Atualmente, 60%-70% da faturação é portuguesa, sendo que 30%-40% é fruto da exportação. “O mercado português é pequeno e, por isso, temos que pensar no comércio a nível global." Estarem presentes nas feiras internacionais é uma mais valia para o sucesso do negócio. “Apesar de sermos uma micro empresa, vamos, regularmente, a feiras, o que nos traz alguma notoriedade neste nicho de mercado.” 

A Versatile Displays oferece soluções standard, mas com versatilidade. “Já usaram os nossos expositores para decorarem montras, pois acharam o design criativo e interessante”, revela Lurdes. O cliente tem, assim, a possibilidade de customizar de acordo com as suas preferências e objetivos. O processo de criação dos produtos começa com a equipa de design. Depois de o expositor estar criado digitalmente, a produção é feita em Oliveira de Azeméis. A última etapa diz respeito ao marketing e à venda dos produtos. É de notar que, para além dos expositores, a Versatile Displays organiza os produtos de forma a que eles estejam visíveis no linear de frente para o consumidor.

A proximidade com os clientes está na génese da Versatile Displays. “Os nossos clientes mais importantes são aqueles com quem mantemos uma relação há alguns anos", diz Lurdes. Há dois tipos clientes de clientes: os que já têm um ideia pré-definida e os que ainda não sabem o que querem. Neste último caso, há um maior investimento por parte da empresa, que passa pela criação de um briefing com objetivos e pelo encaminhar do cliente para o melhor expositor.

José Maciel afirma que a tecnologia é cada vez mais importante na criação de produtos diversificados. “Temos expositores com monitores que possibilitam a gestão remota dos conteúdos, dando ao cliente a informação das vendas em tempo real.” Para além da tecnologia, a sustentabilidade tem vindo a ser uma área a apostar. “Todos os nossos expositores são recicláveis e alguns são feitos de materiais reciclados. Temos também uma linha de expositores em madeira vocacionada para produtos biológicos e naturais.” Neste momento, a Versatile Displays está em fase de testes para criar expositores feitos a partir de garrafas de água recicladas.

O futuro da Versatile Displays passa pela contínua aposta na internacionalização. “As tendências indicam que daqui a dois vamos exportar mais do que vendemos no mercado nacional.” Para que a tendência se confirme, José diz que a inovação no design, a responsabilidade ambiental e o desenvolvimento da tecnologia têm que acompanhar o crescimento da marca. “Somos uma empresa com uma imagem forte e que está à frente do seu tempo.”

[Article published in Público
 
(Working on the EN version)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

@instagram